quinta-feira, 28 de julho de 2011

Veja bem: Kirrarinha não é José Rainha e o PT não é o DEM!

Em matéria veiculada na edição desta quinta-feira do jornal "Tribuna de Minas" (página 4), o doutor em ciência política e professor da UFMG, Marcus Abílio Pereira, destaca um aspecto importante relacionado à preocupação com a veracidade das informações disseminadas pela rede mundial de computadores.

Afirma o professor que:
pelo fato de a internet ser "um oásis para boatos, denúncias infundadas e intrigas, dado que não há muitos mecanismos de controle que favoreçam o reconhecimento da veracidade das informações", ainda temos um longo caminho até que os internautas saibam separar "o joio do trigo" das informações entornadas na web diariamente.

Concordo plenamente com o professor e este é um dos pilares deste blog:

O compromisso com a verdade é algo precioso e deve ser extremamente valorizado, ainda que isso "prejudique" a instantaneidade que marca o ritmo da comunicação nestes nossos tempos!


Aliás, o intenso bombardeio de informações, que chegam diariamente a nossas caixas postais, nos permite atualizar uma das célebres frases do ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista, Joseph Goebbels:

"Hoje", uma mentira "encaminhada/recebida" mil vezes torna-se uma verdade!


Exemplos não faltam: há algumas semanas, recebi de um colega de trabalho um e-mail com o título "Vereador José Rainha do PT dá tapa no rosto da repórter!".

Com um vídeo anexo, a mensagem trazia o seguinte texto:



MANIFESTAÇÃO EXPLÍCITA DE ESCORIOCRACIA

Esta cena não saiu em nenhum jornal, rádio ou canal de TV. Tá tudo dominado.

Transfiram por favor, por um Brasil melhor.

Observem, esta é a democracia e a liberdade de Imprensa que o PT conhece e defende.

Veja o vídeo e vamos divulgar pelo Brasil esta cena, no mínimo, COVARDE

É esse pessoal que está dando as cartas no Brasil há 9 anos...

BRASIL: UM PAÍS DE TOLOS!



Ao assistir ao filme, logo percebi que havia algo errado e decidi apurar a história!


Na verdade, trata-se do vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes, conhecido como "Kirrarinha", e não José Rainha, cujo nome completo é "José Rainha Júnior".

O vereador "Kirrarinha", de Pontes e Lacerda (MT) - que, a propósito, é filiado ao DEM - é identificado nominalmente pela repórter no início da matéria.

A jornalista Deise Batista, que divulgou as imagens na internet, admite em seu blog que, quando publicou a matéria pela primeira vez, "confundiu-se" com os nomes.



Confira o comentário que Deise postou em seu blog (http://deisebatista.blogspot.com/2011/05/jose-rainha-agride-jornalista.html). Entretanto, note que, "curiosamente", o link continua contendo o nome de José Rainha...



Independentemente das "confusões" e "curiosidades" envolvendo a divulgação da notícia pela blogueira, foi um ato boçal do político, que precisa ser repudiado por todos!


O episódio ocorreu em junho de 2010. Três meses depois, o político teve seu mandato cassado pelos pares, por quebra de decoro parlamentar, conforme notícia veiculada no portal "G1".

Encaminhei imediatamente as informações corretas ao colega que me enviara a mensagem. No dia seguinte, ao encontrá-lo no trabalho, ele me agradeceu e disse que repassaria a verdade a todos os seus contatos!


Coincidentemente, dias depois, José Rainha foi preso, acusado de desvio de verbas destinadas a assentados no Pontal do Paranapanema.

Na matéria do repórter Flávio Ferreira, veiculada no jornal "Folha de S.Paulo", José Rainha é qualificado como "líder sem-terra". O texto da matéria destaca, inclusive, que "Rainha foi expulso do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em 2004".

Existem atualmente cerca de oitenta movimentos sociais populares rurais no Brasil. Assim, resta evidente que "líder sem-terra" é bastante diferente de líder do "Movimento dos Sem Terra" (aludindo, nesse caso, ao MST)!

Porém, apesar do distanciamento nesses últimos anos, a foto selecionada para ilustrar a matéria estampa José Rainha com um boné do Movimento:


Não teria o periódico, em seus arquivos (a foto é de janeiro de 2002), outra imagem de José Rainha? Ou a intenção da Folha era mesmo induzir os leitores a associarem a referida acusação ao Movimento?


Como se não bastasse, a matéria - sem qualquer relação direta com o episódio - reproduz uma declaração de 2005, do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre José Rainha.

No excelente livro "O Jornalismo Canalha", o doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Jornalismo, José Arbex Jr., dedica todo um capítulo - "Movimentos sociais são o Grande Satã" - à forma como, em geral, os movimentos populares são retratados na mídia tradicional brasileira. Na página 161, o alerta do autor:
"O que menos importa, no caso, são os fatos, e sim o efeito psicossocial obtido".

No fundo, a produção dessas "confusões" não é um fenômeno que ocorre naturalmente, sendo muitas vezes estimulada por quem possa se beneficiar do efeito provocado por tais "boatos, denúncias infundadas e intrigas".

Ademais, 2012 é ano de eleições municipais e, lamentavelmente, essa sórdida estratégia - que inclui textos apócrifos enviados por e-mail e informações veiculadas nas redes sociais por "fakes" (termo utilizado para denominar contas ou perfis usados na internet para ocultar a identidade real de um usuário) - deverá ser utilizada também durante a campanha eleitoral.

Estejamos todos atentos, checando a veracidade das informações antes de afiançá-las, repassando-as a nossos contatos!



Para quem ainda não assistiu, este é o vídeo do episódio no município mato-grossense de Pontes e Lacerda:



Logo após a agressão, a direção do DEM divulgou que o político seria expulso da legenda, o que nunca foi cumprido. Pouco mais de um ano depois, em julho de 2011, o ex-vereador foi eleito presidente municipal do DEM.

Ou seja, o político não apenas foi mantido no partido, como tornou-se um de seus dirigentes!



Leia também:
- "Não houve agressão", afirma dirigente do DEM que deu tapa em repórter



* Atualização em 05/03/2013, às 20h33min:
Alertado por um visitante deste blog, constatei que a página no blog da jornalista Deise Batista, com as imagens da agressão do político à repórter Márcia Pache, foi apagada. Desse modo, o seu comentário - admitindo que, quando publicou a matéria pela primeira vez, "confundiu-se" com os nomes "Kirrarinha" e "José Rainha" - desapareceu, assim como o vídeo da agressão. Este, entretanto, foi reproduzido em diversos canais do YouTube, o que possibilita, ainda hoje, a sua visualização nesses outros endereços.


22 comentários:

  1. Achei o blog pelo google, parabéns pela matéria, amigo. Pelo nível desta, posso imaginar que todo o blog tenha este padrão. Logo, pretendo acompanhá-lo. Pena que a classe brasileira (e principalmente a geração) que tem acesso à internet só aprendeu à utilizá-la para copiar trabalhos para a escola/faculdade. Continua tão ingênua à noticias mentirosas e boatos quanto sempre foi...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas palavras, Igor!

    Fiquei muito feliz em receber sua visita neste espaço de trocas!

    Esteja completamente à vontade para ler/comentar/criticar os textos.

    Para facilitar a navegação, há uma página com acesso direto a tudo o que foi publicado nesses anos:

    http://vinniciusmoraes.blogspot.com/p/arquivo-do-blog.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. A RESISTÊNCIA VIRACOPOS compartilha essa matéria em http://www.facebook.com/groups/resistenciaviracopos/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Paulo Roberto! Volta e meia, este assunto volta a circular de modo equivocado. Assim, para o bem da verdade, é preciso reparar o engano, informando as pessoas sobre a "confusão"!

    ResponderExcluir
  5. Caro Vinicius, fui verificar o link sobre a agressão no blog da jornalista, mas o mesmo não rodou.
    Voce tem alguma informação mais atualizada a respeito?
    Abs
    Luís Filipe Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luís Filipe Gomes,

      Obrigado pela visita ao blog e pelo alerta! Inclui uma nota de atualização no final do "post", informando aos leitores que a página no blog de Deise Batista, com as imagens da agressão do político à repórter Márcia Pache e o comentário da jornalista/blogueira sobre a "confusão" com os nomes, foi apagada.

      Em relação ao episódio, o político foi condenado pela Justiça. Contudo, isso não impediu que, em fevereiro deste ano, o ex-vereador fosse nomeado Secretário Municipal de Desporto e Lazer, pelo prefeito de Pontes e Lacerda (MT), Donizete Barbosa do Nascimento (Donizete da Len, PPS): http://www.ponteselacerda.mt.gov.br/Noticias/Secretario-de-desporto-e-lazer-e-empossado/

      Por outro lado, a jornalista, relatando novas violências e tentativas de intimidação, segue afastada do emprego, com problemas de depressão e síndrome do pânico.

      Abraços,

      Vinnicius Moraes

      Excluir
  6. O vídeo com erro de nome de vereador, caso Kirrarinha, ainda está repercutindo na internet. Em 09/03/2013, acabei de visualizar em meu feed de notícias - Facebook - o vídeo, ainda com o nome de outro vereador - José Rainha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável, caro Marcelo Miotto, que esta informação equivocada continue sendo disseminada na rede!

      A propósito, não há registros de que José Rainha seja - ou já tenha sido - vereador.

      Obrigado pela visita e volte sempre!

      Excluir
  7. Hoje me mandaram esse vídeo no Facebook. É inacreditável. As pessoas acusam o PT cometendo outros crimes. Nada contra nem a favor, mas deixemos cada diabo com seus próprios pecados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo que isso nunca terá fim, Tallu!

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

      Excluir
  8. Obrigado por esclarecer os equívocos de nomes que houve, pois a matéria repercutiu aqui em nossa cidade "Tobias Barreto-SE" através do facebook e houve muita confusão por parte do nome de quem agrediu a repórter. PARABÉNS pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelas palavras, Alexandre!

      Excluir
  9. Muito esclarecedor e também um excelente exercício de reflexão sobre os fatos, como são divulgados e o que está nas entrelinhas!
    Parabéns! Espero poder acompanhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, Roberta! Volte mais vezes e esteja sempre à vontade para dialogar.

      Excluir
  10. Boa Tarde Vinicius Moraes. Quer dizer que o Video Postado hoje, não é um caso recente? Apesar da atitude Insana do Politico.

    Infelizmente as informações ecoam verdadeiramente ou não, mas ecoam. Já a tempos do Acontecimento, mas, infelizmente as informações deturpam verdade e ecoam como Focos de Incendio.
    Como ficou o Caso,então??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Leandro, o episódio aconteceu há 4 anos mas, volta e meia, ressurge na rede como algo novo! E o pior: sempre de maneira equivocada em relação ao seu protagonista!

      A propósito, em 2013, o ex-vereador foi nomeado Secretário de Desporto e Lazer pelo prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa do Nascimento (PPS), conforme notícia publicada no site da Prefeitura: http://www.ponteselacerda.mt.gov.br/Noticias/381

      Excluir
  11. Graças a Deus não sou alienada e tudo o que me mandam,as vezes leio, outras nem me dou ao trabalho e sempre vou atras da mesma internet para ver se a noticia é verídica, e quando vi este video , de pronto já vi que não se tratava do citado,pois o conheço de várias entrevistas na mídia,e encontrei agora sua explicação...pena que nem todos façam isto e simplesmente repassam sem ao menos ler a matéria inteira....Parabéns.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário, Neusa! É mesmo lamentável o que se vê na rede, em relação à divulgação de informações sem checar a sua veracidade ou procedência!

      Excluir
  12. É importante manter o padrão das inserções no blog como foi feito para esta esclarecedora notícia. Se tivéssemos uma mídia cumprindo minimamente os preceitos de busca da verdade, como você ilustrou aqui, o país seria outro. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, Ciclamio!

      Excluir
  13. Parabéns pela matéria, esclarecendo a notícia difundida na rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, Jairo!

      Excluir

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.